sexta-feira, 25 de março de 2011

AFTOSA: Vacinação começa em abril


A primeira fase da vacinação contra a febre aftosa acontecerá de 15 de abril a 15 de maio. Até o dia 20 de maio o produtor poderá fazer a declaração da cobertura vacinal. A meta da Agencia Idaron é imunizar quase 12 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos que estão em mais de 81 mil propriedades rurais. “Nesta primeira etapa serão vacinados os animais de zero a dois anos. O restante dos bovinos e bubalinos somente na segunda etapa da campanha em outubro”, informou a diretora-técnica da Idaron, Caroline Cadamuro.
Desde 2003, Rondônia está na lista dos estados com área livre de febre aftosa com vacinação. Para continuar mantendo a certificação, o estado precisou ampliar sua área de controle. As propriedades bolivianas localizadas a 50 quilômetros da fronteira com Rondônia são incluídas na campanha de vacinação.  “A campanha na Bolívia é realizada, assim que termina a nossa aqui no Estado”, lembrou o gerente de Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre.
A República da Bolívia é considerada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) como região de risco ao rebanho rondoniense. “A vacinação do gado boliviano faz parte de um termo de Cooperação Técnica que permite que o estado entre no país e vacine o gado. Trata-se de uma prevenção, para que no futuro não venhamos correr riscos”, afirmou Caroline Cadamuro.
Dos dois estados que fazem divisa como Rondônia, apenas o Amazonas (menos os municípios de Camutama e Lábrea) é de alto risco. Já o vizinho Acre é considerado livre de aftosa com vacinação. No Brasil, o único Estado livre de febre aftosa sem vacinação é Santa Catarina, na região Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário